quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A história da hora de Verão


Por que muitos têm de acertar o relógio duas vezes por ano? Há quem ache um aborrecimento ter de adiantar ou atrasar o relógio. E muitos de nós nunca sabemos quando temos de fazer uma coisa ou outra. Mas como surgiu o horário de Verão? De quem foi a idéia?

Segundo a Encyclopædia Britannica, foi Benjamin Franklin, em 1784, quem sugeriu pela primeira vez criar um horário de Verão. Contudo, mais de um século depois, um inglês chamado William Willett fez uma campanha activa para efectivá-lo. Mas Willett morreu antes da lei ser promulgada pelo Parlamento.
 
O escritor britânico Tony Francis disse que Willett, um exímio construtor de Chislehurst (condado de Kent), estava a cavalgar numa manhã de Verão, bem cedo, em Petts Wood, quando teve a idéia da utilidade de fazer um ajuste nos horários. Ele reparou que muitas casas estavam com as persianas fechadas.

William Wilett
‘Que desperdício da claridade do dia!’, ele deve ter pensado. Começou a fazer campanha para aprovar um projeto de lei no Parlamento Britânico a fim de ajustar o horário. Simplesmente adiantar o relógio 20 minutos quatro vezes na Primavera e no Verão, perfazendo um total de 80 minutos, e depois atrasar o mesmo tanto no Outono permitiria às pessoas aproveitarem melhor o período de claridade na segunda metade do dia.

The Untiring Advocate of "Sumer Time"
Ainda segundo Francis, Willett escreveu num dos seus folhetos: “A luz é uma das maiores dádivas (...) enquanto a luz do dia nos ilumina, a alegria reina, as ansiedades amainam e reunimos coragem para enfrentar a vida.”

O Rei Eduardo VII não esperou a sanção do Parlamento. Fez vigorar o horário de verão em Sandringham, a sua mansão real de 7.900 hectares. Mais tarde fez o mesmo nas propriedades reais de Windsor e Balmoral. No entanto, o que finalmente convenceu os políticos a cederem e adoptarem o horário de Verão?

Horas non numero nisi aestivas
Eles queriam economizar energia durante a Primeira Guerra Mundial reduzindo a necessidade de luz artificial. Outros países aderiram logo à ideia por razões similares. Na Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial adoptaram-se até mesmo dois horários de Verão. Isso permitiu uma diferença de duas horas no Verão e uma hora no Inverno.

Em Petts Wood há um monumento em homenagem a William Willett. É dedicado ao “incansável defensor do ‘horário de Verão’”. A inscrição debaixo do relógio de sol diz: “Horas non numero nisi aestivas”, que quer dizer: “Não conto as horas, a menos [que sejam] de Verão.”

Sem comentários:

Enviar um comentário