sábado, 3 de setembro de 2011

Por que a cola cola?

Quantas vezes nos perguntamos: Como funciona o processo de colagem de um material? O que, afinal, a cola tem de tão especial?

Na física e química dos materiais, as forças coesivas e adesivas são bastante importantes para a caracterização de um qualquer material. Contudo, apesar de ambas as palavras terminarem em -ivas, estas representam tipos de forças bem diferentes.

Num material, as forças coesivas são responsáveis pela consistência interna do mesmo. São estas forças que explicam as propriedades individuais dos materiais. Por outro lado, as forças adesivas são responsáveis pelo comportamento do material quando em contacto com outros materiais.


Estas últimas forças (adesivas) são as responsáveis pela adesão da cola à superfície de contacto. Apesar de existirem superfícies extremamente lisas, estas possuem fissuras microscópicas. Ora, a cola pode actuar como um agente enchedor dessas fissuras que, depois de endurecida, se fixa a esses poros.

Por outro lado, quando a porosidade da superfície é bastante reduzida, a ligação que se estabelece entre a cola e a superfície é química, o que pressupõe a criação de uma inter-fase (constituída por um composto químico diferente) entre a cola e a superfície.

Em último caso, as forças de Van der Waals (analisadas no post A física da osga) podem actuar como um forte adesivo, quando pequenas cargas electrostáticas com pólos opostos localizadas nas moléculas da superfície e da cola se atraem.

Sem comentários:

Enviar um comentário